Doutor Patrício Leite - Psicoterapia de Confrontação com a Realidade

SÉTIMA SESSÃO - CONFRONTAÇÃO DEFENSIVA
Se é daquelas pessoas que frequentemente sente desapontamento, desilusão ou rancor por sentir que as pessoas lhe não retribuiram a dádiva ou bem que antes lhes fez; pois tem uma solução: Não dê nada a ninguém!
Guarde para si, as suas capacidades de causar felecidade e bem estar, os seus valores, os seus bens. Não os dê. Os sentimentos de desapontamento e desilusão estão associados aos egoistas que fingem dar bem estar gratuito, ás outras pessoas, mas estão sempre á espera, ainda que o não digam, de receber algo de bom, em troca.
Para acabar com a desilusão e o rancor terá de ser uma pessoa egoista, genuina e sincera, para consigo própria. Pode enganar as outras pessoas, sobre o seu egoismo; mas não se engane a si.
Se alguém precisa dos seus valores ou da sua felecidade, pois não os cêda, não os dê; troque-os. Negoceie e troque os bens que a outra pessoa tenha para sí, pelo bem estar que você tem para oferecer. Se nada der aos outros, nada de gratuito vai deles esperar; assim não terá desilusões. Se pretende dar, se gosta de dar, se tem prazer em dar; pois então não fique á espera, ainda que vagamente, de qualquer retribuição. Se tem prazer em dar valores e bem estar, às outras pessoas, pois então, a sua retribuição é o prazer que obteve, ao ceder esse bem estar e, não fique á espera de retribuição adicional, por parte dessas pessoas. Só assim acaba com o rancor!!!
O rancor, a raiva, o ódio e desejo de vingança surgem das suas expectativas frustradas, em receber valor e bem estar, igual áquele que gratuitamente, ofereceu. O ódio surge de um amor cedido gratuitamente e cujo valor não foi correspondido. Com estes sentimentos e emoções, você é uma pessoa, presa ao desejo de vingança e perde a sua liberdade de decisão; para apenas perseguir o desejo de vingança. Todos estes sentimentos e emoções, lhe causam sofrimento a si, e aos outros, assim como a privação da liberdade pessoal. Esta dor moral, este sofrimento, estes sentimentos desagradáveis; podem apenas, ser eliminados, pelo seu genuino egoismo, isto é: Se a todo o momento procurar sempre o melhor para si e, nada oferecer gratuito; não vai ter desilusões, rancores e vinganças pelas suas expectativas, a que os outros, não corresponderam.
Sim; procure sempre, a si dar o melhor. Seja egoista! Não se engane a si própria; seja uma pessoa, sincera consigo própria, que sabe ser egoista e, se aceita genuinamente como egoista. Se sente prazer egoístico, em dar bem estar aos outros, então, ao dar algo, fique com esse prazer egoístico, e nada espere em troca.
Só assim acaba com a raiva, o ódio, o rancor!!!