Doutor Patrício Leite

REGRAS DO JOGO DA CONFRONTAÇÃO MENTAL
A realidade é qualquer coisa que existe e se apresenta sem dinamismo nem vontade própria. A realidade pode ser externa compreendendo o mundo material mas também as culturas, valores e crenças colectivas estáveis. A realidade mental compreende ideias, crenças e valores que se apresentam ao indíviduo, ou pessoa, de modo estável e este aceita como sua propriedade mental.
A confrontação consiste em comparar, contrapor e estabelecer os limites de uma propriedade, seja esta material ou mental.
Frequentemente as ideias, crenças e valores internos, mas também externos, se confundem e a pessoa fica baralhada e sem uma base onde se apoiar.
A confrontação com a realidade consiste em estabelecer limites que permitam distinguir plenamente os conceitos em que a pessoa se apoia. Esta base de apoio torna-se dinâmica pela interacção com a realidade interna e externa. É neste dinamismo que surge o JOGO DA CONFRONTAÇÃO MENTAL.
No Jogo da Confrontação Mental, a pessoa tem confrontações defensivas e atacantes á sua disposição; tem também imensas táticas e estratégias para chegar á vitória.
Foram já, dadas algumas confrontações elementares. Treine essas confrontações, as quais lhe servirão para avançar no jogo. Poderão ser dados exemplos de outras confrontações. Procure reunir-se com outras pessoas e encontrar aspectos da realidade interna ou externa que sejam susceptiveis de confrontação. Envie-nos Email a relatar as novas confrontações que encontrou, como as conceptualizou e ultrapassou. Em caso de dúvida envie-nos Email, logo que possível terá o esclarecimento.